O que é o PPAP?
O processo de aprovação de peças de produção (PPAP) é uma forma padronizada de documentação utilizada principalmente pela indústria automóvel. PPAP faz parte do processo de planeamento avançado da qualidade do produto (APQP) e documenta uma série de acordos entre os fabricantes de componentes automóveis e as grandes empresas do sector automóvel que dependem do desenvolvimento atempado e entrega de componentes dentro dos parâmetros de qualidade e prazo exigidos.É um conjunto de passos seguidos pelos fabricantes e fornecedores para se certificar de que os riscos de segurança são removidos de cada peça de automóvel, antes de o produto chegar ao distribuidor e consumidor.
Enquadramento histórico
PPAP foi originalmente desenvolvido pelo Grupo de
Ação da Indústria Automotiva (AIAG), uma organização dedicada a racionalização
da cadeia de fornecimento de peças de componentes automóveis. A primeira edição
do PPAP entrou uso na indústria automóvel em 1993 e foi desenvolvido em
parceria com a Ford, General Motors e Chrysler. A quarta edição do PPAP, que é
o mais recente, foi desenvolvida pela AIAG em março de 2006 e substituiu a
terceira edição em junho daquele ano. Embora o processo de PPAP esteja
principalmente associado com à indústria automóvel, acordos semelhantes entre
fornecedores e clientes de componentes têm sido adotado por outras indústrias.
Objetivo
Objetivo
O objetivo principal do PPAP é melhorar a cadeia de
fornecimento de componentes automóveis, tanto para os fornecedores, bem como
para as grandes empresas de automóveis que formam sua base de clientes.
Os acordos de PPAP são assinados pelo fornecedor e
pelo cliente, representam uma prova documentada de que o fornecedor compreende
os requisitos de desempenho e especificações do produto necessárias para o
cliente, bem como, que o fornecedor têm capacidade para fornecer o número de
componentes do veículo solicitado dentro de um prazo.
A adoção de PPAP ajudou a melhorar a qualidade de
componentes entregues através da cadeia de fornecimento da indústria automóvel.
Os constituintes da documentação PPAP
Um arquivo de PPAP completo para um determinado
componente é composto por 18 elementos distintos, a maioria dos quais são
assinados por ambas as partes (cliente e fornecedor).
Esses elementos incluem registos do projeto original
e bem como toda a documentação relativa às mudanças de design, um fluxograma do
processo de produção, os resultados de todos os testes de desempenho, amostras,
e documentos assinados que atestem que o cliente tenha aprovado a aparência e a
funcionalidade das amostras recebidas. Além disso, um arquivo de PPAP completo
deve conter um Part Submission Warrant (PSW) que resume o conteúdo do pacote de
PPAP.
Os níveis do PPAP
PPAP Nível 1
Só é
necessário submeter ao cliente para aprovação, o Part Submission Warrant (PSW),
e para os itens de aparência designados, o relatório da aprovação da aparência
feita pelo cliente.
PPAP Nível 2
PPAP Nível 2
É necessário submeter ao cliente para aprovação, o Part
Submission Warrant (PSW), com amostras de produtos e alguns dados de suporte, e para os itens de aparência designados, o
relatório da aprovação da aparência feita pelo cliente.
PPAP Nível
PPAP Nível
É necessário submeter ao cliente para aprovação, o Part
Submission Warrant (PSW), com amostras de produtos e todos os dados de suporte, e para os itens de aparência designados,
o relatório da aprovação da aparência feita pelo cliente.
PPAP Nível 4
PPAP Nível 4
É necessário submeter ao cliente para aprovação, o Part
Submission Warrant (PSW) e outros requisitos, tal como definido pelo cliente.
PPAP Nível 5
PPAP Nível 5
O Part Submission Warrant (PSW), as amostras do
produto e dados os de suporte completos têm que estar disponíveis para revisão
no local de fabrico do fornecedor.
Um cliente e o seu fornecedor devem seguir o processo PPAP sempre que um novo componente deve ser desenvolvido ou comprado. Além disso, um processo PPAP também deverá ser seguido sempre que seja feita uma alteração significativa: num componente existente ou no processo de fabrico do mesmo.
Quando é necessário o PPAP
Um cliente e o seu fornecedor devem seguir o processo PPAP sempre que um novo componente deve ser desenvolvido ou comprado. Além disso, um processo PPAP também deverá ser seguido sempre que seja feita uma alteração significativa: num componente existente ou no processo de fabrico do mesmo.
Na prática, isto
significa que se deve iniciar um
novo processo de
PPAP, sempre que:
- um novo material é usado para produzir o componente,
- o fornecedor do material muda
- a produção da peça começa numa nova fábrica / localização.
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