O que é o 5 Whys?
5 Whys é um método de análise de problemas através
da utilização de uma sequência de perguntas e respostas. Uma técnica iterativa
usada para explorar as relações de causa-efeito subjacentes um problema
particular.
Este método foi usado dentro da Toyota Motor Corporation, durante a evolução das suas metodologias de fabrico, e foi desenvolvida originalmente por Sakichi Toyoda.
Este método foi usado dentro da Toyota Motor Corporation, durante a evolução das suas metodologias de fabrico, e foi desenvolvida originalmente por Sakichi Toyoda.
Para que serve?
A identificação da causa raiz de um defeito ou
problema é o principal objetivo da utilização deste método, repetindo a
pergunta "Porquê?"
A resposta obtida após cada pergunta é a base da
pergunta seguinte.
Nem todos os problemas têm uma única causa raiz. Para descobrir a diversas causas raiz, o método deverá ser repetido pedindo uma sequência diferente de questões de cada vez.
O "5" no nome deriva de uma observação empírica sobre o número de iterações tipicamente necessárias para resolver um problema, no entanto poderemos chegar à causa raiz com mais ou menos perguntas, dependendo do problema e das perguntas efetuadas, bem como do conhecimento e da persistência das pessoas envolvidas.
Como forma de identificar se chegamos à causa raiz do problema?
Um bom princípio é que a causa raiz deve estar relacionada com uma falha no Sistema de Qualidade. Ou seja, uma falha nos documentos do Sistema da Qualidade nomeadamente: procedimentos, modelos, instruções de trabalho, etc.
O principal objetivo de chegar à causa raiz, é garantir a não recorrência do problema.
Tal só poderá ser garantido com o registo e implementação de standards corrigidos que garantam que não haverá recorrência do problema, para que não fique dependente do conhecimento e memória dos intervenientes no 5Whys. O registo e implementação de novos standards é, no sentido figurado, o calço que se coloca no ciclo de melhoria contínua, por forma a garantir que não haja um retrocesso no processo de melhoria contínua.
Nem todos os problemas têm uma única causa raiz. Para descobrir a diversas causas raiz, o método deverá ser repetido pedindo uma sequência diferente de questões de cada vez.
O "5" no nome deriva de uma observação empírica sobre o número de iterações tipicamente necessárias para resolver um problema, no entanto poderemos chegar à causa raiz com mais ou menos perguntas, dependendo do problema e das perguntas efetuadas, bem como do conhecimento e da persistência das pessoas envolvidas.
Como forma de identificar se chegamos à causa raiz do problema?
Um bom princípio é que a causa raiz deve estar relacionada com uma falha no Sistema de Qualidade. Ou seja, uma falha nos documentos do Sistema da Qualidade nomeadamente: procedimentos, modelos, instruções de trabalho, etc.
O principal objetivo de chegar à causa raiz, é garantir a não recorrência do problema.
Tal só poderá ser garantido com o registo e implementação de standards corrigidos que garantam que não haverá recorrência do problema, para que não fique dependente do conhecimento e memória dos intervenientes no 5Whys. O registo e implementação de novos standards é, no sentido figurado, o calço que se coloca no ciclo de melhoria contínua, por forma a garantir que não haja um retrocesso no processo de melhoria contínua.
Dentro da metodologia DMAIC (Define - Measure -
Analyse - Improve - Control), este método deverá ser utilizado durante a fase
de análise (Analyse).
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