O que é
O “Value Stream Mapping” é um fluxograma especial, que utiliza uma simbologia própria do “lean” para descrever o fluxo do inventário, bem como o fluxo da informação.
Para que serve
É uma ótima ferramenta para reduzir os desperdícios, maximizando o valor ofertado ao cliente.
Entenda-se valor como, a capacidade de fornecer ao cliente:
- A melhor qualidade,
- No prazo correto,
- Com o preço apropriado,
O “Value Stream Mapping” é um fluxograma especial, que utiliza uma simbologia própria do “lean” para descrever o fluxo do inventário, bem como o fluxo da informação.
Para que serve
É uma ótima ferramenta para reduzir os desperdícios, maximizando o valor ofertado ao cliente.
Entenda-se valor como, a capacidade de fornecer ao cliente:
- A melhor qualidade,
- No prazo correto,
- Com o preço apropriado,
de acordo com os requisitos do cliente.
Podendo ser utilizados em áreas como:
- Conceção (Design)
- Fabrico (desde o pedido do cliente até à entrega)
Podendo ser utilizados em áreas como:
- Conceção (Design)
- Fabrico (desde o pedido do cliente até à entrega)
Pois os fluxos representados no mapa, podem dizer respeito a:
- Materiais, na produção;
- Conceções, em processos de conceção e desenvolvimento;
- Necessidades de clientes externos, em áreas de serviços;
- Necessidades de clientes internos, em áreas de administrativas;
Benefícios
Muitas vezes processos de melhoria “lean” localizados, não produzem os resultados esperados.
O “Value Stream Mapping” por criar um mapeamento completo do fluxo, permite identificar os estrangulamentos “Bottlenecks”.
Como aplicar
Deverão ser aplicados 4 princípios básicos, são eles:
- Identificar o valor do ponto de vista do cliente;
- Identificar o fluxo de valor para cada família de produtos;
- Faça o fluxo do produto;
- Para que possa ser o cliente a puxar (pedir);
Principais etapas:
1 Selecione o patrocinador e defina as expectativas
O patrocinador normalmente seleciona os processos que vai ser mapeados e geralmente será agressivo nos objetivos a atingir.
Patrocinador é alguém que é responsável por:
- tomar decisões,
- arbitrar soluções,
- planear o projeto,
2 Selecionar a equipa
Deverá ser garantido que cada área ou parte interessada do processo está representada, por exemplo: Vendas, Compras, Armazém etc
3 Selecionar o processo a mapear
Como já foi referido atrás, o VSM é adequado para à maioria das empresas e pode ser usado em diversas áreas, nomeadamente: produção logística, etc.
4 Recolher dados e produzir o mapa com o estado atual
Nos dados a serem recolhidos, incluem-se:
- Tempos de ciclo dos processos;
- Inventários ou informações;
- Requisitos do cliente;
Os futuros mapas serão desenvolvidos utilizando as informações recolhidas nesta etapa, pelo que será importante ter uma correta compreensão do negócio.
5 Criticar o estado atual
Ter sentido crítico para desafiar o pensamento atual, incentivar a equipa a fazer sugestões, identificando áreas de desperdício.
6 Projetar o mapa com o futuro estado
Projetar o mapa com o futuro estado, com base no mapa atual e nas críticas e oportunidades de melhoria identificadas.
7 Criar um plano de ação e implementar
Tomando como base o mapa com o futuro estado, considerar um plano de ação
que podem ser implementadas para mudar do estado atual para o estado futuro.
#VSM, #VALUESTREAMMAPPING
#VSM, #VALUESTREAMMAPPING
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