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terça-feira, 16 de junho de 2015

Value Stream Mapping (VSM) – uma das ferramentas "lean"



O que é 

O “Value Stream Mapping” é um fluxograma especial, que utiliza uma simbologia própria do “lean” para descrever o fluxo do inventário, bem como o fluxo da informação.


Para que serve 

É uma ótima ferramenta para reduzir os desperdícios, maximizando o valor ofertado ao cliente.
Entenda-se valor como, a capacidade de fornecer ao cliente:
  - A melhor qualidade, 
  - No prazo correto, 
  - Com o preço apropriado,

de acordo com os requisitos do cliente.

Podendo ser utilizados em áreas como: 
  - Conceção (Design) 
  - Fabrico (desde o pedido do cliente até à entrega)

Pois os fluxos representados no mapa, podem dizer respeito a: 
  - Materiais, na produção; 
  - Conceções, em processos de conceção e desenvolvimento; 
  - Necessidades de clientes externos, em áreas de serviços; 
  - Necessidades de clientes internos, em áreas de administrativas;

Benefícios 

Muitas vezes processos de melhoria “lean” localizados, não produzem os resultados esperados.

O “Value Stream Mapping” por criar um mapeamento completo do fluxo, permite identificar os estrangulamentos “Bottlenecks”.

Como aplicar 

Deverão ser aplicados 4 princípios básicos, são eles:
  - Identificar o valor do ponto de vista do cliente;
  - Identificar o fluxo de valor para cada família de produtos;
  - Faça o fluxo do produto;
  - Para que possa ser o cliente a puxar (pedir);

Principais etapas:

1 Selecione o patrocinador e defina as expectativas
O patrocinador normalmente seleciona os processos que vai ser mapeados e geralmente será agressivo nos objetivos a atingir.

Patrocinador é alguém que é responsável por:
  - tomar decisões,
  - arbitrar soluções,
  - planear o projeto,

2 Selecionar a equipa
Deverá ser garantido que cada área ou parte interessada do processo está representada, por exemplo: Vendas, Compras, Armazém etc

3 Selecionar o processo a mapear
Como já foi referido atrás, o VSM é adequado para à maioria das empresas e pode ser usado em diversas áreas, nomeadamente: produção logística, etc.

4 Recolher dados e produzir o mapa com o estado atual
Nos dados a serem recolhidos, incluem-se:
  - Tempos de ciclo dos processos;
  - Inventários ou informações;
  - Requisitos do cliente;

Os futuros mapas serão desenvolvidos utilizando as informações recolhidas nesta etapa, pelo que será importante ter uma correta compreensão do negócio.

5 Criticar o estado atual
Ter sentido crítico para desafiar o pensamento atual, incentivar a equipa a fazer sugestões, identificando áreas de desperdício.

6 Projetar o mapa com o futuro estado
Projetar o mapa com o futuro estado, com base no mapa atual e nas críticas e oportunidades de melhoria identificadas.

7 Criar um plano de ação e implementar

Tomando como base o mapa com o futuro estado, considerar um plano de ação que podem ser implementadas para mudar do estado atual para o estado futuro.

#VSM, #VALUESTREAMMAPPING

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