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terça-feira, 9 de junho de 2015

O diagrama SIPOC, uma das ferramentas do 6Sigma



O diagrama SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs, Customers; em português, fornecedores, insumos, processos, saídas, clientes) é uma ferramenta visual para documentar um processo do começo ao fim. Este tipo de diagramas por não conterem muitos detalhes, são por vezes chamados de diagramas de alto nível.

É uma ferramenta que resume as entradas e as saídas de um ou mais processos, em forma de tabela.

Um diagrama SIPOC ao mapear um processo a um nível elevado, normalmente permite identificar potenciais lacunas entre:
- fornecedores e as especificações entradas
- saídas entre especificações e as expectativas dos clientes,
podendo assim encontrar oportunidades de melhoria de processo.

Poderá também ser útil para clarificar:
  • Quem fornece insumos para o processo?
  • Quais as especificações que são fornecidas aos fornecedores?
  • Quem são os verdadeiros clientes do processo?
  • Quais são os requisitos dos clientes?

Etapas:
  1. Criar uma área que permitirá que a equipe para deixar adições ao diagrama SIPOC. Esta poderá ser um “flip charts” com títulos (SIPOC) escrito em cada folha, ou os cabeçalhos colocados em folhas coladas nas paredes.
  2. Começar com o processo. Fazendo o mapeamento do mesmo em 4-5 etapas de alto nível. 
  3. Identificar os resultados deste processo. 
  4. Identificar os clientes que receberão as saídas deste processo.
  5. Identificar os insumos necessários para que o processo funcione corretamente.
  6. Identificar os fornecedores dos insumos que são exigidas pelo processo. 
  7. Opcional: Identificar os requisitos preliminares dos clientes.
  8. Discutir com patrocinador do projeto, Champion e outras partes interessadas envolvidas na verificação.

Exemplo:


Benefícios:

- Permite a todos os membros da equipa verem o processo da mesma forma.
- De forma visual, representará o processo a um nível elevado e define o escopo dos esforços de melhoria.
- É o primeiro passo no pensamento de causa e efeito; contribui para a compreensão de como os fornecedores, insumos, etapas do processo, e saídas afetam ou poderão afetar às necessidades do cliente.
- É o primeiro passo para descobrir falhas, tais como:
     - Entradas que não precisamos, mas que recebemos;
     - Saídas que os clientes não querem, mas que recebem de qualquer maneira;
     - As etapas do processo que são concluídas, mas não acrescentam valor

SIPOC, #SIPOC, 6SIGMA, #6SIGMA

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