O diagrama SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs, Customers; em
português, fornecedores, insumos, processos, saídas, clientes) é uma ferramenta
visual para documentar um processo do começo ao fim. Este tipo de diagramas por
não conterem muitos detalhes, são por vezes chamados de diagramas de alto nível.
É uma ferramenta que resume as entradas e as saídas de um ou mais processos, em forma de tabela.
Um diagrama SIPOC ao mapear um processo a um nível elevado, normalmente permite identificar potenciais lacunas entre:
- fornecedores e as especificações entradas
- saídas entre especificações e as expectativas dos clientes,
podendo assim encontrar oportunidades de melhoria de processo.
Poderá também ser útil para clarificar:
Etapas:
Exemplo:
É uma ferramenta que resume as entradas e as saídas de um ou mais processos, em forma de tabela.
Um diagrama SIPOC ao mapear um processo a um nível elevado, normalmente permite identificar potenciais lacunas entre:
- fornecedores e as especificações entradas
- saídas entre especificações e as expectativas dos clientes,
podendo assim encontrar oportunidades de melhoria de processo.
Poderá também ser útil para clarificar:
- Quem fornece insumos para o processo?
- Quais as especificações que são fornecidas aos fornecedores?
- Quem são os verdadeiros clientes do processo?
- Quais são os requisitos dos clientes?
Etapas:
- Criar uma área que permitirá que a equipe para deixar adições ao diagrama SIPOC. Esta poderá ser um “flip charts” com títulos (SIPOC) escrito em cada folha, ou os cabeçalhos colocados em folhas coladas nas paredes.
- Começar com o processo. Fazendo o mapeamento do mesmo em 4-5 etapas de alto nível.
- Identificar os resultados deste processo.
- Identificar os clientes que receberão as saídas deste processo.
- Identificar os insumos necessários para que o processo funcione corretamente.
- Identificar os fornecedores dos insumos que são exigidas pelo processo.
- Opcional: Identificar os requisitos preliminares dos clientes.
- Discutir com patrocinador do projeto, Champion e outras partes interessadas envolvidas na verificação.
Exemplo:
Benefícios:
- Permite a todos os membros da equipa verem o processo da mesma forma.
- De forma visual, representará o processo a um nível elevado e define o escopo dos esforços de melhoria.
- É o primeiro passo no pensamento de causa e efeito; contribui para a compreensão de como os fornecedores, insumos, etapas do processo, e saídas afetam ou poderão afetar às necessidades do cliente.
- É o primeiro passo para descobrir falhas, tais como:
- Entradas que não precisamos, mas que recebemos;
- Saídas que os clientes não querem, mas que recebem de qualquer maneira;
- As etapas do processo que são concluídas, mas não acrescentam valor
SIPOC, #SIPOC, 6SIGMA, #6SIGMA
Sem comentários :
Enviar um comentário