Share/Bookmark

terça-feira, 23 de junho de 2015

A3 – Ferramenta de resolução de problemas



O que é o A3? 
  • Um formato de papel, de dimensões 297 x 420.
  • Um método de resolução de problemas baseado na metodologia PDCA.
  • Uma forma de estruturar o pensamento/análise.
  • Uma ferramenta utilizada pelos trabalhadores para comunicar à gestão, problemas ou oportunidades de melhoria.
  • Uma forma da gestão estruturar e “disciplinar” o processo de melhoria.
  • Uma ferramenta que pode ser utilizada para resolver qualquer tipo de problema em qualquer tipo de negócio.
  • Uma ferramenta que nasceu no “Toyota Quality Circle” na década de 60.

Exemplo

 
Formas de usar o A3 
  • Descrever, entender e resolver um problema.
  • Apresentar um novo conceito de produto. 
  • Propor uma solução técnica. 
  • Capturar o conhecimento dos programas/projetos passados. 
  • Explicar a visão, a missão de uma organização e valores. 
  • Apresentar dados de pesquisa de mercado e do cliente. 
  • Analisar decisões de trade-off ou custo-benefício. 
  • Documentar um procedimento padrão ou teste. 

Informações típicas no A3?
  • Título / cabeçalho informação
  • Informações de fundo sobre: o negócio, o caso, a razão, a necessidade, o problema.
  • Estado Atual.
  • Análise de Problemas.
  • Estado Futuro, condição objetivo.
  • Plano de implementação (quem, o quê, quando, onde, estado).
  • Métricas, resultados, “follow-up”, análise de custo-benefício.

Linha de raciocínio do A3 
  • Who – Quem possui o problema?
  • What – Qual é o problema? Quais são os sintomas? Impacto?
  • What – Quais são os antecedentes?
  • What – Do que se está a falar e porquê?
  • What Quais são as condições atuais?
  • What Quais são as causas do problema?
  • What Qual é a melhoria no desempenho específico que se precisa para eliminar o gap?
  • What Quais são as possíveis soluções para o problema?
  • How Como se vai escolher e propor o plano de ação?
  • What Qual é a relação custo benefício da solução escolhida?
  • What Qual é o plano de execução e cronograma?
  • How Como vai ser feita a monitorização para identificar se o seu plano está a funcionar?
  • What Que problemas são suscetíveis de ocorrer durante a implementação?
  • How Como se vai garantir o acompanhamento e melhoria contínua?

Vantagens da utilização do A3? 

Permite que o progresso, as revisões e as lições aprendidas possam ser revistas pelas diferentes entidades interessadas, tais como: gestão, “benchmarking” de outros departamentos, outras equipas de resolução, auditores, etc.
Possuir um método estandardizado para  método para documentar resultados.

A3, #A3

Sem comentários :