O que é o A3?
- Um formato de papel, de dimensões 297 x 420.
- Um método de resolução de problemas baseado na metodologia PDCA.
- Uma forma de estruturar o pensamento/análise.
- Uma ferramenta utilizada pelos trabalhadores para comunicar à gestão, problemas ou oportunidades de melhoria.
- Uma forma da gestão estruturar e “disciplinar” o processo de melhoria.
- Uma ferramenta que pode ser utilizada para resolver qualquer tipo de problema em qualquer tipo de negócio.
- Uma ferramenta que nasceu no “Toyota Quality Circle” na década de 60.
Exemplo
Formas de usar o A3
- Descrever, entender e resolver um problema.
- Apresentar um novo conceito de produto.
- Propor uma solução técnica.
- Capturar o conhecimento dos programas/projetos passados.
- Explicar a visão, a missão de uma organização e valores.
- Apresentar dados de pesquisa de mercado e do cliente.
- Analisar decisões de trade-off ou custo-benefício.
- Documentar um procedimento padrão ou teste.
Informações típicas no A3?
- Título / cabeçalho informação
- Informações de fundo sobre: o negócio, o caso, a razão, a necessidade, o problema.
- Estado Atual.
- Análise de Problemas.
- Estado Futuro, condição objetivo.
- Plano de implementação (quem, o quê, quando, onde, estado).
- Métricas, resultados, “follow-up”, análise de custo-benefício.
Linha de raciocínio do A3
- Who – Quem possui o problema?
- What – Qual é o problema? Quais são os sintomas? Impacto?
- What – Quais são os antecedentes?
- What – Do que se está a falar e porquê?
- What – Quais são as condições atuais?
- What – Quais são as causas do problema?
- What – Qual é a melhoria no desempenho específico que se precisa para eliminar o gap?
- What – Quais são as possíveis soluções para o problema?
- How – Como se vai escolher e propor o plano de ação?
- What – Qual é a relação custo benefício da solução escolhida?
- What – Qual é o plano de execução e cronograma?
- How – Como vai ser feita a monitorização para identificar se o seu plano está a funcionar?
- What – Que problemas são suscetíveis de ocorrer durante a implementação?
- How – Como se vai garantir o acompanhamento e melhoria contínua?
Vantagens da utilização do A3?
Permite que o progresso, as revisões e as lições aprendidas possam ser revistas pelas diferentes entidades interessadas, tais como: gestão, “benchmarking” de outros departamentos, outras equipas de resolução, auditores, etc.
Possuir um método estandardizado para método para documentar resultados.
A3, #A3
A3, #A3
Sem comentários :
Enviar um comentário