Depois de terem sido abordados neste "blog" temas com:
- as “7 formas de desperdício na produção”, onde identificamos que os transportes é uma das 7 formas de desperício,
- a elaboração de “Spaghetti Chart – para otimizar o layout” como forma de identificar e reduzir as distância percorridas,
- a dificuldade em encadear operações em “A dificuldade de balancear linhas deprodução”,
- a produtividade no cálculo do OEE em “OEE - um excelente indicadoroperacional”
Penso que é chegado o momento de falar sobre o “Mizusumashi”, que em japonês significa a aranha d’água. Este termo é utilizado para identificar o operador responsável pelo abastecimento interno, que têm como tarefa manter as diversas áreas de produção abastecidas, evitando paragens de linha.
A diferença para o normal abastecedor de linha, é o facto de o “mizusumashi” ter o método e sequência de reabastecimento perfeitamente especificados, para que se mova rapidamente e eficientemente. A correta especificação dos reabastecimentos irá ajudar a reduzir as variações nos reabastecimentos, logo irá melhorar o fluxo, permitindo que os colaboradores afetos à produção se foquem nas tarefas de valor acrescentado, aumentando a sua produtividade e consequentemente o OEE.
O reabastecimento passa a ser feito de forma padronizada, isto é, as voltas ao circuito passam a ser sempre da mesma forma, e as tarefas de reabastecimento feitas de forma idêntica de todas as vezes. À semelhança do que acontece com o percurso do autocarro, onde:
- o percurso,
- as paragens,
- os horários,
estão perfeitamente definidos, não havendo lugar para desvios, ou atrasos.
Para aumentar o aproveitamento deste método, é aconselhável que já estejam implementados os conceitos de 5S, para que todos os locais de carga, descarga, desperdícios, etc, estejam devidamente identificados, e de preferência seja fácil fazer um controlo visual dos mesmos.
A implementação do “mizusumashi” deve começar com um estudo completo, onde terão que ser analisados dados como:
- Cadências de produção de cada área de produção;
- Distâncias;
- Áreas para armazenagem;
- etc.
É uma boa prática implementar primeiro numa pequena área de produção, ou setor, e depois progressivamente aumentar a extensão.
Exemplo:
Para o layout representado na figura abaixo.
#Mizusumashi
Sem comentários :
Enviar um comentário