MOTIVAÇÕES OU OBJECTIVOS
As motivações e/ou objetivos que poderão estar
associados com a certificação de qualidade segundo o referencial ISO 9001
poderão ser:
- Requisitos dos Clientes / Mercado:
- Requisitos dos Clientes / Mercado:
-
Acesso a novos mercados e/ou manutenção dos existentes;
- Concorrência e tendências;
- Concorrência e tendências;
- Marketing:
- Melhoria de imagem da empresa e dos seus produtos (aumento da confiança);
- Valorização da empresa;
- Melhoria de imagem da empresa e dos seus produtos (aumento da confiança);
- Valorização da empresa;
- Reorganização da empresa:
- Melhoria organizacional (processo de melhoria contínua)
- Aumento da motivação dos colaboradores,
- Maior controlo dos custos de não qualidade e sua diminuição,
Hoje em dia, os clientes têm tendência a preferir fornecedores que cujo Sistema Qualidade já esteja certificado, ou que estejam a implementar um Sistema de gestão da Qualidade de acordo com referencial ISO 9001, com o intuito de obter a certificação.
- Melhoria organizacional (processo de melhoria contínua)
- Aumento da motivação dos colaboradores,
- Maior controlo dos custos de não qualidade e sua diminuição,
Hoje em dia, os clientes têm tendência a preferir fornecedores que cujo Sistema Qualidade já esteja certificado, ou que estejam a implementar um Sistema de gestão da Qualidade de acordo com referencial ISO 9001, com o intuito de obter a certificação.
Mas também, num mundo cada vez mais globalizado, em que todas as empresas têm em vista a internacionalização, o facto do referencial de qualidade ser uma norma ISO( norma regulamentada pela “International Organization for Standardization”), ou seja uma norma internacional (igual em todos os países), faz com que todos os clientes estrangeiros reconheçam e compreendam o referencial adjacente. Sendo que, uma empresa certificada com a norma ISO9001 na China quando comparada com outra empresa certificada na Alemanha significa que atende aos mesmos requisitos mínimos. Sendo a entidade certificadora o garante desse mesmo cumprimento.
Os potenciais clientes, ao saberem que a empresa é certificada, sabem à partida quais as regras mínimas com que a empresa funciona.
Ficando a diferença de qualidade entre as empresas, dependente das regras/procedimentos adicionais, da forma como a empresa os implementou e/ou da maturidade do processo de melhoria contínua implementado.
Exemplo
As empresas B e C, têm o Sistema de Qualidade implementado, têm o seu processo de melhoria continua (PDCA) em funcionamento, e monitorizam a sua performance (A 4 Sigma, B 3 Sigma).
A empresa A não têm uma Sistema de Qualidade implementado, logo não há garantias de haver Planeamento, Controlo (monitorização dos resultados) e Atuação com base nos mesmos. Havendo somente a certeza que realiza o produto (Do).
O QUE REPRESENTA
Embora uma empresa certificada em termos de Qualidade, de uma forma simplista, só é uma garantia que “A empresa faz, o que diz que faz”, não sendo a certificação de Qualidade uma garantia de que o produto é feito com qualidade, ou de acordo com os requisitos do cliente, é no entanto uma garantia que a empresa possui procedimentos/regras para:
- Monitorização e medição da Satisfação do Cliente (ISO 9001: 2008 – 8.2.1)
- Monitorização e medição dos Processos (ISO 9001: 2008 – 8.2.3)
- Controlo do Produto Não Conforme (ISO 9001: 2008 – 8.3)
- Melhoria Contínua (ISO 9001: 2008 – 8.5.1)
- Ações Corretivas (ISO 9001: 2008 – 8.5.2)
- Ações Preventivas (ISO 9001: 2008 – 8.5.2)
- Realização do Produto (ISO 9001: 2008 – 7)
- Gestão dos Recursos (ISO 9001: 2008 – 6)
- Entre outras;
O QUE REPRESENTA
Embora uma empresa certificada em termos de Qualidade, de uma forma simplista, só é uma garantia que “A empresa faz, o que diz que faz”, não sendo a certificação de Qualidade uma garantia de que o produto é feito com qualidade, ou de acordo com os requisitos do cliente, é no entanto uma garantia que a empresa possui procedimentos/regras para:
- Monitorização e medição da Satisfação do Cliente (ISO 9001: 2008 – 8.2.1)
- Monitorização e medição dos Processos (ISO 9001: 2008 – 8.2.3)
- Controlo do Produto Não Conforme (ISO 9001: 2008 – 8.3)
- Melhoria Contínua (ISO 9001: 2008 – 8.5.1)
- Ações Corretivas (ISO 9001: 2008 – 8.5.2)
- Ações Preventivas (ISO 9001: 2008 – 8.5.2)
- Realização do Produto (ISO 9001: 2008 – 7)
- Gestão dos Recursos (ISO 9001: 2008 – 6)
- Entre outras;
ANALOGIA
Se vamos comprar um automóvel usado, vamos por certo procurar um carro que tenha passado na vistoria técnica, ou seja, que esteja “certificado”.
Isto não quer dizer que um carro, que passou na vistoria, esteja em excelente estado de conservação, nem que o anterior proprietário tenha feito todas as revisões. Quer somente dizer que cumpre com os requisitos mínimos, para andar na via pública.
Neste caso, o comprador do carro confia que a entidade que procedeu à vistoria, verificou e validou o cumprimento dos requisitos mínimos automóvel (entidade certificadora).
CONCLUSÃO
Com a certificação de Qualidade, significa que a empresa cumpre os requisitos mínimos.
Cada vez
mais empresa, exigem que os seus fornecedores sejam certificados, isto é, que
cumpram esses requisitos mínimos. Não tendo necessidade de fazer visitas ou
auditorias (auditoria de segunda parte) para o validar, pois esse trabalho já
foi feito pela entidade certificadora (auditoria de terceira parte).
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