O que é?
APQP
é uma diretriz desenvolvida para produzir um plano de qualidade de um produto ou serviço, e que irá
apoiar o desenvolvimento desse mesmo produto ou serviço, de forma a que este venha a atender os requísitos do cliente.
Traduzindo-se num conjunto de procedimentos e técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos na indústria, principalmente na indústria automóvel.
Estes procedimentos foram desenvolvidos pela AIAG (Automotive Industry Action Group), grupo formado por empresas do ramo automóvel como: General Motors, Ford, Chrysler e seus fornecedores.
Traduzindo-se num conjunto de procedimentos e técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos na indústria, principalmente na indústria automóvel.
Estes procedimentos foram desenvolvidos pela AIAG (Automotive Industry Action Group), grupo formado por empresas do ramo automóvel como: General Motors, Ford, Chrysler e seus fornecedores.
Para que serve?
Serve para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos por forma a assegurar que todas as etapas necessárias sejam desenvolvidas e concluídas a tempo.Bem como simplificar o processo de gestão das diversas tarefas, no processo de desenvolvimento e industrialização de novos produtos ou serviços.
Quais os principais elementos?
- Entender as necessidades do cliente
- Conceção de acordo com as capacidades do processo
- Analisar e mitigar os modos de falha
- Verificação e Validação
- Revisões da concepção
- Controlar as características especiais/críticas do produto
Em que consiste?
O
APQP consiste em 5 fases distintas, necessárias para a industrialização de um
produto, são elas:
1.
Planear
e Definir o Programa;
2.
Conceção
e desenvolvimento do produto e a sua verificação;
3.
Conceção
e desenvolvimento do processo e a sua verificação;
4.
Validação
do produto e do processo e análise dos resultados;
5.
Arranque
da produção, avaliação e ações corretivas;
Em cada fase existem entradas, saídas e comentários de “milestone” com o cliente (interno/externo).
Os "milestones" são programados para coincidir com as principais decisões que impactam projeto em termos de: Qualidade, Custo ou de entrega.
O APQP culmina com uma apresentação de amostras iniciais, como evidência de que a qualidade do produto, tal como estava prevista, foi alcançada.
Ao processo de aprovação do produto é dado o nome de PPAP (Production Part Approval Process).
O processo PPAP é a prova ou evidência recolhida através do APQP e validado com os resultados do primeiro ensaio. O ensaio (teste) não pode ser na realizado através da produção de protótipos. Este ensaio deve representar o ambiente de produção definido préviamente, com a utilização dos processos (materiais, métodos, medidas, mão de obra, máquinas e meio ambiente [6M – Ishikawa]) definidos para a produção série.
Só desta forma teremos uma real previsão e avaliação dos resultados a obter em produção série.
Os processos PPAP e APQP não podem ser separados, pois processo PPAP é o resultado do APQP. A documentação PPAP fornece as evidências de que APQP foi bem realizado, e com sucesso. Um processo de APQP mal realizado, normalmente resulta num fraco desempenho em termos de documentação PPAP ou em amostra iniciais rejeitadas.
Quais os benefícios?
- Assegura que a gestão do projeto por parte do fornecedor está a ser realizada.
- Assegura que é realizado um planeamento inicial.
- Estabelece comunicação pró-ativa entre o cliente e o fornecedor.
- Identifica, já no início do processo, mudanças necessárias para atenuar os riscos e reduzir a necessidade de mudanças de produto, ou de processo no final.
- Oferece produtos de qualidade dentro do prazo e com menor custo.
- Aumenta a probabilidade das amostras iniciais serem aprovadas a tempo.
- Reduz os problemas de qualidade no arranque de produção.
- Reduz falhas já numa fase de utilização do produto.
Um gráfico representativo.
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