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domingo, 8 de fevereiro de 2015

Como aumentar a rentabilidade do seu negócio

O modelo das cinco forças de Porter

De acordo com Michael Porter, a concorrência numa qualquer indústria está baseada na sua estrutura económica e ultrapassa o comportamento das empresas que nela operam.

A intensidade concorrencial de um sector depende de cinco forças básicas:
  • O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento
  • A entrada de novos concorrentes
  • O poder de negociação dos clientes
  • O poder de negociação dos fornecedores
  • O aparecimento de produtos substitutos



Estratégias Genéricas de Porter

Para enfrentar estas cinco forças competitivas, Porter apresenta três estratégias genéricas, para garantir taxas de rendibilidade acima da média:
  • Liderança pelos Custos;
  • Diferenciação;
  • Focalização;

 
Traduzindo em forma de gráfico teremos.


Sendo assim como principais fatores, teremos:
- Para a Diferenciação
  • Qualidade;
  • Satisfação das necessidades/requisitos do cliente;
  • Investigação e Desenvolvimento;
  • “Branding”;

- Para a Liderança pelos custos
  • Gestão de Compras;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Produção e Operações
  • Gestão de Recursos Humanos;

Tal como já tinha acontecido no “post” anterior ( Como reduzir os gastos na Indústria Transformadora em Portugal (2) ) chega-se à conclusão que investir na conceção apresenta-se como primordial para aumentar a rentabilidade.

Ao desenvolver produtos e/ou processos seguindo metodologias de “Design To Cost” incluindo “Design For Manufacturing” e “Design For Assembly” iremos trabalhar para a “Liderança pelos custos” ou “Foco nos baixos custos”.

Da mesma forma ao desenvolver produtos e/ou processos através da aplicação de metodologias como “Design For Six Sigma” irá permitir uma diferenciação ao nível de qualidade, bem como uma melhor identificação e quantificação dos requisitos cliente, garantindo uma maior satisfação do cliente (foco no cliente).

Sem este trabalho durante a conceção, aumentará a probabilidade de em termos de mercado ficarmos na zona “Stuck in the middle”, onde os níveis de rentabilidade são menores.

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