O modelo das cinco forças de Porter
De acordo com Michael Porter, a concorrência numa qualquer indústria está baseada na sua estrutura económica e ultrapassa o comportamento das empresas que nela operam.
A intensidade concorrencial de um sector depende de cinco forças básicas:
- O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento
- A entrada de novos concorrentes
- O poder de negociação dos clientes
- O poder de negociação dos fornecedores
- O aparecimento de produtos substitutos
Estratégias Genéricas de Porter
Para enfrentar estas cinco forças competitivas, Porter apresenta três estratégias genéricas, para garantir taxas de rendibilidade acima da média:
- Liderança pelos Custos;
- Diferenciação;
- Focalização;
Traduzindo em forma de gráfico teremos.
Sendo assim como principais fatores, teremos:
- Para a Diferenciação
- Qualidade;
- Satisfação das necessidades/requisitos do cliente;
- Investigação e Desenvolvimento;
- “Branding”;
- Para a Liderança pelos custos
- Gestão de Compras;
- Gestão Financeira;
- Gestão de Produção e Operações
- Gestão de Recursos Humanos;
Tal como já tinha acontecido no “post” anterior ( Como reduzir os gastos na Indústria Transformadora em Portugal (2) ) chega-se à conclusão que investir na conceção apresenta-se como primordial para aumentar a rentabilidade.
Ao desenvolver produtos e/ou processos seguindo metodologias de “Design To Cost” incluindo “Design For Manufacturing” e “Design For Assembly” iremos trabalhar para a “Liderança pelos custos” ou “Foco nos baixos custos”.
Da mesma forma ao desenvolver produtos e/ou processos através da aplicação de metodologias como “Design For Six Sigma” irá permitir uma diferenciação ao nível de qualidade, bem como uma melhor identificação e quantificação dos requisitos cliente, garantindo uma maior satisfação do cliente (foco no cliente).
Sem este trabalho durante a conceção, aumentará a probabilidade de em termos de mercado ficarmos na zona “Stuck in the middle”, onde os níveis de rentabilidade são menores.
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