Nos dias que correm, cada vez mais somo “bombardeados” com
novos produtos, em todas as áreas de mercado.
Este facto prende-se com 3 fatores principais:
- A diferenciação da concorrência, já falado nos “posts”:
“Como aumentar a rentabilidade do seu negócio” quando identificamos como uma das cinco forças de
Porter era o aparecimento de produtos substitutos por parte dos nossos
concorrentes o que torna os nossos produtos obsoletos.
“A diferenciação na Indústria Transformadora em Portugal” onde identificamos a diferenciação
como uma forma de facilitar a venda de produtos, com rentabilidades superiores.
- O marketing, está no subconsciente dos clientes a premissa de pagar um preço superior por um produto que seja novidade.
- O ciclo de vida dos produtos, que iremos abordar neste post.
Normalmente o gráfico da
rentabilidade de um produto ao longo da sua vida pode traduzir-se pelo gráfico
abaixo.
Este gráfico apresenta 4 fases distintas:
- Introdução – onde o produto começa a entrar no mercado, e por conseguinte os volumes de venda serão à partida reduzidos, as amortizações associadas a investimentos elevadas, e os custos produtivos elevados, normalmente os processos de fabrico ainda não estão otimizados e poderão existir alguns problemas de qualidade associados.
- Crescimento – o produto começa a ter aceitação no mercado, os volumes de venda começam a crescer significativamente, a estabilidade dos processos de fabrico começa a estabilizar, os problemas de qualidade a serem resolvidos.
- Maturidade – os volumes de venda do produto atingem os seus valores máximos, e normalmente os custos produtivos estão nos seus níveis mínimos.
- Declínio – os volumes de venda começam à baixar, normalmente associado à entrada de novos produtos no mercado, para manter as vendas começam a surgir promoções, as séries de fabrico começam a reduzir, logo os custos produtivos aumentam e poderão surgir problemas de qualidade associados aos facto dos meios de fabrico poderem estar já bastante desgastados, não fazendo sentido nesta fase fazer grandes manutenções.
Para tentar
reduzir as flutuações na faturação da empresa, bem como tentar manter a
rentabilidade em níveis atrativos, normalmente as empresam encadeiam de forma
desfasada o lançamento dos produtos, tal como é representado no gráfico abaixo.
Desta forma
conseguem-se reduzir as variações da rentabilidade ao longo do tempo, tal como
fica demonstrado pela linha vermelha que representa o nível médio.
Aplicando metodologias associadas à conceção do produto
como: Design To Cost (DTC), incuindo
Design To Manufacturing (DFM) e Design To Assembly (DFA) e o Design For Six Sigma (DFSS). As empresas
estarão a trabalhar para aumentar o declive da curva na fase 2 (Crescimento),
porque ainda na fase de conceção irão implementar otimizações no produto para
que seja mais facilmente produzido, como menores índices de falha no arranque
de produção, tudo isto leva a custos produtivos inferiores.
Sem comentários :
Enviar um comentário